Depressão sazonal/ Depressão de Inverno
Se sente mais triste no inverno? trabalha o dia todo em ambiente fechado e anda mais triste que o normal? Vem ler esse post
SAÚDE MENTAL
Dra Carolina S Vieira
7/28/20231 min read
A depressão sazonal, ou transtorno afetivo sazonal, é um subtipo de depressão que possui relação com a mudança do clima. É um quadro depressivo que aparece durante as estações mais frias do ano e tendem a desaparecer na primavera/verão. Acredita-se que esse fato ocorra, pois no inverno, os dias tem menor duração e com isso, somos menos expostos ao sol, interferindo na nossa produção de melatonina (hormônio do sono) e também de serotonina (hormônio da felicidade). Podemos observar esse quadro também em pessoas que passam o dia todo em ambientes fechados e não se expõem ao sol.
Com altos niveis de Melatonina, tendemos a ficar mais sonolentos, enquanto niveis reduzidos de serotonina resultam em alterações do humor, do apetite, além de poder causar insônia. A sensibilidade ao estresse, ansiedade e tristeza, pode tornar uma pessoa mais suscetível ao transtorno afetivo sazonal.
Os primeiros sinais da depressão sazonal são a mudança “súbita” de humor e a falta de vontade. Um dos sintomas característicos da depressão é o desinteresse. As pessoas deixam de fazer coisas que antes gostavam e vão perdendo a vontade de cuidar de si mesmas, trabalhar, interagir com amigos e familiares e cuidar da própria saúde.
Outros sintomas dessa condição são: Tristeza prolongada e sem motivo aparente; Dificuldade para dormir; Sensação de dormência emocional; Falta de energia para realizar atividades do dia a dia; Sensação constante de sonolência e/ou cansaço; Aumento significativo de pensamentos negativos; Sensação de inutilidade; e Alterações nos hábitos alimentares. A persistência dos sintomas é que caracteriza o quadro depressivo.
O tratamento consiste em se expor mais ao sol, idealmente entre 15-20 minutos ao dia, com a maior parte possivel do corpo exposta e sem uso de protetor solar, além de Psicoterapia. Conversar com um profissional preprado pode auxilia-lo no processo de controle da ansiedade, no manejo e ressignificação das emoções, no auto conhecimento e fortalecimento da auto estima e do amor próprio.
E ai, Descompliquei?
Dra. Carolina S. Vieira, Médica de Família e Comunidade, prescritora Endocanabinoide
CRM-SP 173680/ RQE 101728


Endereço
R. João Dias de Souza, nº 48, Sala 31. 3º Andar. Ed. Evolution Corporate. Parque Campolim. Sorocaba-SP
Contatos
descomplicadoutora@gmail.com
(15) 996416307